<pre>¬ (¬ a);</pre>
provendo nível extra com os parênnteses.
O operador booleano ‘'''and'''’ é um operador binário, ele modela a semântica lógica '''and'''.
<pre>true and true;
true and false;
false and true;
false and false;</pre>
Estes quatro exemplos, exaure todos os possiveis argumentos do operador '''and'''. Nos veremos que o resultado de aplicamos ‘'''and'''’ para dois valores booleanos é '''true''', precisamente quando o valor de ambos os operandos é '''true'''. Da mesma forma, o exemplo acima mostra que '''and''' é um operador comutativo. De fato, o segundo e o terceiro exemplo acima constituem uma prova deste fato.Do mesmo modo, nós podemos mostrar que o operador ‘'''or'''’ é comutativo. Seu comportamento pode ser completamente determinado pela aplicação dele sobre todos os possiveis pares de seus argumentos. (Faça isto agora!)O operador '''not''', é um pouco diferente dos dois operadores binários '''&and''' e '''or''', no fato que '''not ''' é um operador (prefixo) unário. Seu efeito é alternar entre os dois valores booleanos.
<pre>not true;
not false;</pre>Os resultados não são muito surpreendentes!.Os operadores booleanos em no Maple tem uma série de outras propriedades das quais você deve estar ciente. Ambos, '''and''' e '''or''' são operadores associativos. Por exemplo, dizer que '''and''' é um operador binãrio binário significa que sobre ele é aplicado dois argumentos de uma vez. Se nós desejarmos computar o valor de '''and''' para três valores ditos '''a''', '''b''' e '''c''', então duas expressões distintas serão formadas: '''(a and b) and c''' assim como '''a and (b and c)'''.A mesma coisa é propriedade associativa do operdor '''and''' assegura que ambas expressões mencionadas tem o mesmo valor.Na verdade , tendo isso sido estabelecido, um argumento indutivo pode ser dado para mostrar que para o operador qualquer sequência do tipo '''ora1, a2...an'''de valores booleanos, todas as formas de colocação de parênteses nessa sequência tem o mesmo valor.Outra propriedade dos quais você deve estar ciente O resultado disso é que não parênteses podem ser descartados. O resumo de essa discussão é uma involução:que as expressões do Maple, tais como
<pre>a and b and c and d;</pre>
Em outras palavras, a segunda aplicação de '''not''' desfaz o efeito da primeirasão inteiramente não ambíguos.Vocẽ pode fazer exatamente Exatamente a mesma coisa com as tão faladas variantes inertes desses operadores (aquelas om o & prefixado em seus nomes). No entanto, nenhuma simplificação automática ocorrerá. Isto é porque operadores booleanos inertes são usados primeiramente verdadeira para trabalhar simbolicamente com operações booleanoas; eles são operadores sobre os quais as ferramentas do pacote o operador '''logicor''' de Maple são baseados. Por exemplo, usando o operador inerte Outra propriedade da qual você deve atentar é que '''¬'''não é uma involução. Isto é, nos veremos que a expresão:
<pre>¬( ¬ ( a ) );</pre>
Em outras palavras, a segunda aplicação de not desfaz o efeito da primeira.
Você pode fazer exatamente a mesma coisa com as tão faladas variantes inertes desses operadores (aquelas com o & prefixado em seus nomes). No entanto, nenhuma simplificação automática ocorrerá. Isto porque operadores booleanos inertes são usados primeiramente para trabalhar “simbolicamente” com operações booleanos; eles são operadores sobre os quais as ferramentas do pacote lógico do Maple são baseados.
Por exemplo, usando o operador inerte '''¬''', nos veremos que a expresão
¬( ¬ ( a ) );
Não é tão simplificado em '''a'''.