false and false;</pre>
Estes quatro exemplos, exaure todos os possíveis argumentos do operador '''and'''. Nos veremos que o resultado de aplicamos '''and''' para dois valores booleanos é true, precisamente quando o valor de ambos os operandos é '''true'''. Da mesma forma, o exemplo acima mostra que and é um operador comutativo. De fato, o segundo e o terceiro exemplo acima constituem uma prova deste fato.
Do mesmo modo, nós podemos mostrar que o operador '''or''' é comutativo. Seu comportamento pode ser completamente determinado pela aplicação dele sobre todos os possiveis possíveis pares de seus argumentos. (Faça isto agora!)
O operador '''not''', é um pouco diferente dos dois operadores binários '''&and''' e '''or''', no fato que '''not''' é um operador (prefixo) unário. Seu efeito é alternar entre os dois valores booleanos.
<pre>not true;
Em outras palavras, a segunda aplicação de not desfaz o efeito da primeira.
Você pode fazer exatamente a mesma coisa com as tão faladas variantes inertes desses operadores (aquelas com o & prefixado em seus nomes). No entanto, nenhuma simplificação automática ocorrerá. Isto porque operadores booleanos inertes são usados primeiramente para trabalhar ''simbolicamente'' com operações booleanos; eles são operadores sobre os quais as ferramentas do pacote '''logic''' do Maple são baseados.
Por exemplo, usando o operador inerte '''¬''', nos nós veremos que a expresãoexpressão
<pre>¬( ¬ ( a ) );</pre>
Não é simplesmente '''a'''.