Seminários do LoLITA

Map Unavailable

Date/Time
Date(s) - 1 Mar 2012
12:00 AM - 12:00 AM

Location

Category(ies) No Categories


PROGRAMA
08:00-08:30
Emmanuelly Monteiro PPgSC
Título:  Morfologia Matemática Fuzzy

Resumo: Um dos grandes problemas no processamento ou na análise de uma imagem está relacionado a extração de componentes relevantes contidos na cena original. A Morfologia Matemática tem uma importante aplicação neste processamento. Ela auxilia na extração de informações relativas a estrutura geométrica de uma imagem. Porém, existem casos em que os conteúdos ou informações retiradas de uma imagem contém dados vagos e ambíguos. Por esse motivo, existem várias abordagens sobre Morfologia Fuzzy aplicada no processamento de imagens. Neste trabalho será mostrado um estudo sobre Morfologia Matemática Fuzzy. Além disso, será mostrado como operadores morfológicos podem ser definidos sobre uma nova classe de conjuntos: Os Reticulados Completos, e a importância desta nova classe.

08:30-09:00
Alexsandra Oliveira Andrade PPgEE
Título:  Um Estudo de Morfologia Fuzzy Intervalar
Resumo: Este trabalho faz um apanhado bibliográfico da morfologia matemática e os enfoque fuzzy, intervalar e fuzzy intervalar e os respectivos processamento de sinais. Além disso, propõe uma abordagem para o uso do processamento de imagens intervalar com a inserção da pertinência no intervalo em questão.

09:00-09:15 Break

09:15-09:45
Hélida Salles Santos PPGSC
Título:  O Raciocínio Espacial com imprecisão sob o ponto de vista da Morfologia Matemática, Lógica Formal e Teoria dos Conjuntos Fuzzy
Resumo: No raciocínio espacial, especialmente em aplicações envolvendo a compreensão de imagens, reconhecimento de estrutura e visão computacional, muito tem se observado sobre os relacionamentos espaciais, assim como a imprecisão atrelada às informações e ao conhecimento manipulado. Dois componentes principais são a representação do conhecimento e o raciocínio. O trabalho de Isabelle Bloch (“Spatial reasoning with imprecision using fuzzy set theory, formal logics e mathematical morphology”) mostra que a estrutura do conjunto fuzzy associada ao formalismo da morfologia matemática e da lógica formal nos permite adquirir representações apropriadas e ferramentas de raciocínio.

09:45-10:15
Ivan Mezzomo PPgSC
Título: Um Estudo sobre Adjunções Fuzzy
Resumo: Este trabalho faz um levantamento bibliográfico sobre noções de adjunções fuzzy com base nas publicações encontradas nas principais revistas da área com suas diferentes abordagens. Além disso, aponta alternativas para a continuidade do artigo “On Fuzzy Ideals of Fuzzy Lattice” que foi submetido ao Fuzz-IEEE 2012.

10:55-11:15
Liliane Ribeiro da Silva PPgSC
Título: Um breve levantamento sobre morfologia matemática aplicada a imagens de tons de cinza.
Resumo: Desde meados dos anos 60 aos dias atuais, o desenvolvimentos do processamento de imagens vem crescendo expressivamente e diversas são as áreas de  suas aplicações em vários ramos da atividade humana: Em Medicina, o uso de imagens no diagnóstico médico tornou-se rotineiro e os avanços em processamento de imagens vêm permitindo tanto o desenvolvimento de novos equipamentos  quanto a maior facilidade de interpretação de imagens produzidas por equipamentos mais  antigos, como por exemplo o de raio X. Em Biologia, a capacidade de processar automaticamente imagens obtidas de microscópios, por exemplo contando o número de células de um certo tipo presentes em uma imagem, facilita sobremaneira a execução de tarefas laboratoriais com alto grau de precisão e repetição. O processamento e a interpretação automática de imagens captadas por satélites auxiliam os trabalhos nas áreas de Geografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Meteorologia, dentre outras. Técnicas de restauração de imagens auxiliam arqueologistas a recuperar fotos borradas de artefatos raros, já destruídos. O uso de robôs dotados de visão artificial em tarefas tais como controle de qualidade em linhas de produção aumenta a cada ano, num cenário de crescente automação industrial. Inúmeras outras áreas tão distintas como Astronomia, Segurança, Publicidade e Direito / para citar apenas algumas vêm sendo beneficiadas com os avanços nas áreas de processamento de imagens e visão por computador.” Apesar da diversidade de objetivos destas aplicações, elas compartilham uma característica em comum: a necessidade de obter informações a partir da análise de imagens, e essa análise pode ser obtida por meios da Morfologia Matemática.

Link to Google group page